29 de outubro de 2012

[Saúde] Motivos para deixar os refrigerantes de lado

Refrigerantes é uma paixão mundial, muita gente não resiste a essa bebida que é muito boa por sinal, mais o que ela tem de gostosa tem de maléfica para nossa saúde, por esse dias entrei de dieta e andei pesquisando uns hábitos saudáveis, e acabei achando varias reportagens falando sobre refrigerantes e vim dividir essa informações com vocês minhas amigas leitoras do blog. Estamos cansados de ouvir que essas bebidas não tem nenhum valor alimentício, que engorda por causa dos açucares, um dos maiores causadores da obesidade e da diabetes.


É minhas lindas, mais tem muito mais problemas envolvido em relação a essa deliciosa bebida. Os refrigerantes contém fosfato, ou ácido fosfórico, uma substância que dá à bebida o seu sabor típico e aumenta o tempo de vida dela. Em excesso ele pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose. Mais do que isso, um estudo provou que provoca o envelhecimento precoce e acelerado. Vocês sabiam que o corante artificial caramelo usado na fabricação da Coca-Cola, Pepsi e outros refrigerantes marrons é cancerígeno? Pois é estudos mostraram que há dois contaminantes na coloração, 2-metilimidazole e 4-metilimidazol, causaram câncer em animais. De acordo com uma lista de 65 produtos químicos sabidamente causadores de câncer, bastam 16 microgramas de 4-metilimidazol ao dia, por pessoa, para representar uma ameaça de câncer. E atenção: qualquer refrigerante (normal, diet, zero) contêm 200 microgramas por 570 ml.


Estão achando pouco? Espere que ainda tem mais. 
Por causa o excesso de açúcar nos refrigerantes as crianças acabam com a boca cheia de cáries,  um ingrediente chamado óleo vegetal bromado, usado pelos fabricantes para evitar que o aroma separe-se da bebida, é um produto químico usado como retardador de chamas em plásticos.  O produto químico tem sido conhecido por causar distúrbios de memória e perda nervosa quando consumido em grandes quantidades. Mas não é somente o refrigerante em si que causa problemas. As latas de alumínio onde eles são acondicionados são revestidas com uma resina chamada bisfenol (BPA), usada para impedir os ácidos do refrigerante de reagirem com o metal. A BPA prejudica os hormônios e tem sido associada a tudo, desde a infertilidade e a obesidade até a algumas formas de câncer. E, enquanto a Pepsi e a Coca-Cola estão envolvidas numa guerra para ver qual delas será a primeira a criar uma garrafa de plástico 100% baseada em plantas que elas anunciam como “sem BPA”, nenhuma empresa se mostra disposta a retirar a substância das latas de alumínio.

Então o melhor mesmo é evitar essas bebidas e ingerirmos mais sucos naturais, chá e outras bebidas que façam bem a nossa saúde.
XOXO Girls

Nenhum comentário:

Postar um comentário