9 de maio de 2013

[ensino] Dicas de estudo e concentração


Para os leitores que vão realizar o ENEM ou até mesmo para quem tem dificuldade de estudar para as 
provas, vou dar umas dicas e uns conselhos que funcionam comigo. :)

Só para lembrar leitoras, a prova do ENEM já possui data de inscrição e da realização das provas:

 Início das inscrições:  13/05/2013 às 10h
Término das inscrições: 27/05 às 23h 59
Valor da inscrição: R$ 35  

1° prova: 26/10 às 13h - 17h 30
2° prova: 27/10 às 13h - 18h:30


Dicas de concentração na hora do estudo:



Dica 1:  Faça pausas - Fazer pausas durante as sessões de estudo ajuda na memorização do conteúdo. "É preciso fazer uma breve pausa para assimilar as informações e também dar um descanso para que a rotina de estudos não se torne algo maçante e mal aproveitado". 



Dica 2: Organização dos conteúdos - O vestibulando deve saber quais são suas maiores dificuldades e redobrar a atenção nessas matérias. "Estude em uma evolução crescente, buscando atingir cinco horas de total concentração e dedicação aos estudos", orienta o coordenador do CPV Vestibulares.



Dica 3: Escreva - Escrever ajuda a compreender o assunto que está sendo estudado. "Se o aluno se render apenas à leitura do conteúdo, pode perder a concentração. A escrita ajuda na hora de relembrar o conteúdo, no momento em que é cobrado na prova", disse o coordenador do CPV Vestibulares.

Dica 3.1: Sei que muita gente aqui quando vai estudar alguma matéria que requer leitura ou cálculos pensa " Ah, não vou copiar vou só ler que eu lembro " não funciona muito bem assim, você pode até lembrar mas as vezes esquece. Para ter mais certeza uma dica: ESCREVA! Tenha um caderno só de estudo e vá escrevendo, e se lembrar de algo que o professor falou em sala, anote. E leia quando tiver perto da prova e corra de braços apertos para a sua nota boa ;)



Dica 4: Faça resumos - Copiar toda a matéria não vai fazer com que tudo seja compreendido. O ideial é fazer um fichamento com as partes mais importantes do tema e montar um resumo com as próprias palavras, o que pode facilitar o entendimento na hora da revisão. 




Dica 5: Local de estudo organizado - Sei que há pessoas que não possuem lugar adequado para estudar, um ambiente em silêncio. O jeito é ir para uma biblioteca ou improvisar, procurar uma hora que não tenha bagunça ou tentar estudar escutando músicas que te acalmam (estude com música só se conseguir, por que poucos conseguem aprender assim.)




Dica 5.1: Estudar com músicas poucos conseguem, mas uma dica para quem gosta de matemática ou seja matérias exatas, é uma ótima estudar escutando música, se você não tentou, tente. Vai notar que as contas vão ficar mais emocionantes. *-*
























Outro conselho para quem está estudando para o ENEM, tentem estudar com o auxilio do computador para pesquisar, como por exemplo: 

O assunto de Literatura é barroco então coloque no google: Exemplos de questões do barroco no ENEM. Vai aparecer vários sites opte para aqueles que possuem o gabarito, resolva e depois olhe se acertou, caso você erre tente entender onde está seu erro. :)

Espero que tenham gostado de um mini resumo para tentar descomplicar o ENEM! 
Vamos lá, esse ano é ano de aprovação \õ 

  


4 comentários:

  1. Adorei as dicas. Parabéns pelo blog, sucesso!

    Se está afim de aprender coisas novas e dicas incríveis, venha visitar o meu blog, será muito bem vinda.
    http://entreamigastips.blogspot.com.br/
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg linda, fico feliz que gostou! ;)

      Estamos sempre dispostas a aprender coisas novas. Obrigada, vou visitar sim \õ

      Excluir
  2. Olá Gaby! Tudo bem, conheci seu blog através da fan page, blogueira e vim conhece-lo ! Adorei o blog e adorei as dicas pra quem está passando por essa fase do enem tao dificil ! ainda bem que ja passei por isso. ufa ! rs
    Beijinhos ja estou seguindo se puder retribuir ficarei muito feliz !! Beijos

    http://ficandolindaem321.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem sorte em já ter passado, sofro com isso todos os dias, é estressante!
      Vou te seguir sim, obrigada. Fico feliz que você gostou ;)

      bjs

      Excluir