22 de dezembro de 2012

[Saúde] Dança



     A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Ela se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre); ela pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Após essa breve introdução sobre a dança, vamos falar sobre o benefício dela a saúde.

     A dança ajuda a manter a forma, a levantar a autoestima e até a arranjar namorado (ou curtir mais o marido). Além disso, faz bem à saúde, protegendo o corpo de problemas cardíacos e respiratórios.
Tonificação muscular, combate às gorduras extras, aumento da flexibilidade, melhora da coordenação motora, da postura, da memória e do controle da respiração, mais disciplina... A lista de benefícios que a dança proporciona parece não ter fim. E é em primeiríssimo lugar a preocupação com a saúde que leva muita gente a arriscar seus primeiros passos em diferentes coreografias.
     O professor de dança e fisioterapeuta Rodrigo Delano é outro que destaca os efeitos positivos do simples ato de bailar. “A dança é um atividade extremamente prazerosa. Então, quando você dança, libera a endorfina, o hormônio da felicidade. É muito mais fácil alcançar os objetivos quando você faz alguma coisa com prazer.”


     Dançar faz bem porque?
Ajuda você a fazer novos amigos
É uma oportunidade de se unir a outras pessoas em prol de um objetivo comum.

Combate o estresse
O exercício diminui a tensão e relaxa a musculatura.

Controla a ansiedade
Além de estimular a concentração, a dança acalma e tranquiliza.

Melhora a comunicação
Depois de algumas aulas, você terá menos dificuldade de se expressar em público.

Aumenta a autoestima
Quem não se sente mais segura e poderosa fazendo bonito no baile?

Queima calorias
Uma hora de salsa ou samba rock queima até 594 calorias!

Turbina a capacidade sanguínea
A dança de salão aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. Você sentirá até que seu fôlego aumentou!

Melhora a flexibilidade
Dá elasticidade e melhora a postura ao caminhar.

Tonifica os músculos
Pernas, glúteos e barriga agradecem quando você treina os novos passos na pista ou no salão de baile.

Reforça o amor e a cumplicidade do casal
Dançando, você e seu parceiro redescobrem o prazer de curtir a companhia um do outro. Sem falar que ganham um motivo a mais para passear.

Exercita o equilíbrio
e a coordenação motora Com a dança, o corpo passa a se movimentar com mais ritmo e agilidade.
E se você tem vontade de dançar e não o faz porque acha que não leva jeito, experimente começar por um forró ou merengue que tem passos mais fáceis de você pegar, todo mundo no fundo sabe dançar mais devemos não ter medo de arriscar. Boa Dança pra vocês :D

XOXO GIRL'S
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário